sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Será que amo realmente meu próximo?

Este texto escrevi para o blog do Waldryano- Refletindo o Evangelho


E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mt 22.39


Quem é o teu e o meu próximo?
Será o irmão da sua igreja?
O meu vizinho?
Ou o meu amigo?
Em Lucas 10:25-35 Jesus relata  uma parábola para mostrar quem é nosso próximo.O interessante da bíblia que ela nunca ocultou o lado "feio" do ser humano. Desde a antiguidade, o homem vem mostrando seu lado egoísta. Caim matou Abel, Jacó enganou seu pai para ganhar a benção da primogenitura. E assim estamos até hoje, cada um buscando seu próprio interesse.
Em João 5 também mostra um pouco disto. Aquele homem paralítico, esperava ser ajudado para entrar no tanque de Betesda quando as águas se agitavam.
Mas em Marcos 2 vemos o contrário disso. Jesus estava em uma casa, que já estava lotada, não havia como entrar pela porta. Mas 4 amigos levaram um paralitico para ser curado. Andaram longe carregando aquele homem, pois queriam a cura dele, e sabiam que Jesus poderia curá-lo. E Jesus deu ênfase a fé dos 4 amigos "E Jesus, vendo a fé deles..." que o levaram até lá, e entraram pelo telhado.

Até que ponto me importo com meu próximo?
1- Muitos se dizem religiosos, cristãos, mas não querem nenhum comprometimento com os problemas dos outros.
2- Nosso próximo não está limitado à nossa família , nossos amigos.

Olhe ao seu redor e veja quantos necessitados, destruídos pelo pecado, assaltados pelo mal.
Sempre quando prego para as mulheres digo que se importássemos mais com o nosso próximo, haveria menos pessoas com depressão. Há dias que queremos apenas um oi, alguém pra conversar.
Sabe, com alguns minutos podemos fazer uma grande diferença na vida de alguém.
Existem sim pessoas que precisam de ajuda material, mas também aqueles que precisam de tempo, de conversa. Seu próximo ai pode estar precisando seu carinho, sua atenção, seu tempo, e principalmente de sua oração.
E você?
O que tem feito?




14 comentários:

  1. Preocupar-se com outras pessoas nesses dias só é possível se verdadeiramente houver uma “influência divina” para amar o próximo.

    ResponderExcluir
  2. Ótima, reflexão acredito se todos nós, começarmos a olhar um pouco para fora do nosso convívio social, veremos o tanto de pessoas que necessitam de nós.
    Tenho feito esse exercício de ver a necessidade dos outros, a gente nem sabe mas tem muitas pessoas morrendo caladas sem ter com que conversar, sem falar nas outras necessidades.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. É... minha querida amiga e irmã Vanderleia! Quando Jesus resumindo os mandamentos disse:"Amarás o Senhor teu Deus sobre todas as coisas.............e o teu próximo como a ti mesmo". Mas, Ele foi muito mais fundo e disse:"Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis Filhos de Deus"(Mateus 5.44) Será que nós estamos cumprindo este mandamento? Precisamos pensar nisso!

    ResponderExcluir
  4. É Van! O que se vê hoje em nossa sociedade é cada um buscando seu próprio interesse podendo fazer para si e para o outro, no entanto, não o faz. Mas a Palavra nos diz: “se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. - O amor ao próximo não é apenas um sentimento, ele tem que envolver ação, pois há gestos que valem muito e devemos procurar aperfeiçoar o amor de Deus em nossas vidas, deixando o egoísmo para traz e procurando fazer a diferença na nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Vanderleia muito bom o texto, disse uma grande verdade,e digo uma coisa nos dias de hoje eu acho muito difícil colocar isso em pratica ,devido a atitude de alguns.Apesar que isto não é desculpa.
    Deixo meu carinho e desejo um lindo sábado pra você.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o seu texto amiga.... o que vemos atualmente é um egocentrismo exagerado.... muitos não sabem mais nem quem é o seu próximo! "Amar o seu próximo como a si mesmo" tem sido algo difícil de ser conseguido. A vida humana tornou-se vulgar, barata.... tira-se a vida por ninharia, destrói-se uma pessoa por nada.Somente o amor de Deus nos corações pode fazer com que o ser humano passe a se preocupar mais com o outro do que consigo mesmo. Que Deus em Cristo continue lhe abençoado.......

    comunidadecristaviva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Ailton.
      Se não amamos o próximo que vemos, como amaremos a Deus que não vemos?

      Excluir
  7. Interessante, Van, vc mencionar o 'lado feio' do homem. Estou cursando Teologia (Básico) e o que vemos, é que a natureza humana é má. Por isso lutamos contra o pecado, lutamos para sacrificar o nosso 'eu', pois acertamos em um ponto e minutos depois erramos em outro, é uma luta diária, até em pequenas coisas, pensamento, por exemplo... Gosto muito dos ensinamentos de Jesus através da s parábolas, ilustrações simples e grandes ensinamentos.
    As pessoas estão cada vez mais mergulhadas em seus mundinhos, vivem um evangelho que me intriga. É tudo muito perfeito, muito certo... e por vezes hipócrita. Na hora da prática, cuidar realmente de vidas, consolidá-las na presença do Senhor, acompanhar, estender a mão... é sempre muito lindo e muito fácil, na teoria, a ação, deixa de existir.
    Tenho me alegrado em ler suas mensagens Van, você está tocando em pontos importantíssimos, trazendo sempre excelentes motivos para refletirmos...
    Beijo, querida, paz!
    Alessandra Ramos
    Blog  Diva Todo Dia 
    #ClickFB - Extra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas palavras, que o senhor nos abençoe.
      Paz querida.

      Excluir
  8. É isso mesmo amiga, que possamos amar o nosso próximo como a nós mesmos!
    Bjinhos

    #ClickFB
    Infinitodacris

    ResponderExcluir