quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ser homem

“Quando estava chegando o dia da morte de Davi, ele deu conselhos ao seu filho Salomão. Davi disse:Está chegando o dia da minha morte. Portanto, seja corajoso e seja homem! E faça aquilo que o Senhor, seu Deus, manda. Obedeça a todas as suas leis e mandamentos, como estão escritos na Lei de Moisés. Assim você será bem sucedido aonde quer que for e em tudo o que fizer”. I Reis 2;1-3.


Estaremos escrevendo especialmente para os homens leitores do blog.
Este texto é do irmão Eduardo Araújo do Blog O grão de trigo.

Prezado irmão (a) ao ler a referência acima, observamos o Grande rei Davi em seus últimos momentos da sua vida dando um grande conselho a seu amado filho Salomão, conselho este que se restringiu a duas palavras “seja homem”.
E o que Davi realmente estava querendo afirmar com estas duas simples palavras? 
Para entendermos esta questão vamos falar primeiramente um pouco sobre Davi, embora sendo ele o homem segundo o coração de Deus, todos nós sabemos que ele cometeu vários erros podemos até citar um e talvez o principal, pois dai  por diante lhe vieram muitos sofrimentos para ele e sua casa (família) tudo em consequência de tal ato do rei Davi e que ato foi esse? Você pode estar me perguntando: Não foi outro senão o seu envolvimento com Bate-seba a mulher do seu soldado Urias. Bom esta história vocês conhecem, não vamos nos prender a ela, vamos ao que interessa de fato, ou seja, os erros de Davi. Ao longo de sua vida ele cometeu vários erros, e como ele estava próximo ao dia de sua morte creio que ele fez aquilo que muitos fazem quando estão nesta situação, ou seja, ele fez uma retrospectiva sobre sua vida e em especial sobre os seus erros, e é neste ponto exatamente que queríamos chegar. Consciente dos seus erros Davi como todo bom pai não quer que os seus filhos cometam os mesmos erros, Davi então dá tal conselho a seu filho Salomão, e é justamente por isso que ele usa as duas palavras citadas em questão “ seja homem”.
Então qual é afinal o significado do conselho de Davi, o que realmente ele queria transmitir ao seu filho? A reposta é bem clara e está no terceiro versículo, Davi fala para Salomão ser obediente a Deus, mas ser obediente não apenas como Davi  foi, só em algumas áreas, ou em alguns aspectos. Salomão deveria obedecer a Deus em tudo que o Senhor lhe mandasse observando, ou seja, obedecendo a todos os mandamentos de Deus para ele; guardando os princípios de Deus em todos os seus caminhos e em tudo que ele fosse fazer, pois se ele, assim o fizesse com certeza ele seria abençoado em todos os seus projetos, pois é através da obediência à Deus que verdadeiramente recebemos as suas bênçãos. E como já falei, Davi cometeu vários erros, foi desobediente à Deus, e ele sofreu penosamente as consequências de seus erros durante todo o resto da sua vida. Davi andou em algumas ocasiões não como um homem de Deus, mas como um menino que não pensa nas consequências de seus atos. Talvez se ele tivesse ouvido as palavras do apóstolo Paulo em 1- Coríntios. 13:11. Que diz: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”. Ele, digo: Davi, não teria sofrido tanto.
Assim sendo, Davi queria evitar que o seu filho cometesse o mesmo erro que ele cometeu, sendo desobediente a Deus.
Então concluindo, a expressão aqui falada “ser homem”, quer dizer: seja obediente à Deus.

6 comentários:

  1. Paz, Van seu blog, sempre bem frequentado, e com mns ótimas, abração....

    ResponderExcluir
  2. O amadurecimento espiritual faz o homem. As vezes pensamos que somos um, mas na realidade ainda nos falta o complemento. Erros todos cometem. Permanecer neles é uma escolha individual.

    ResponderExcluir
  3. Prados leitores, eu sou o Pb. Eduardo Araújo , e fui carinhosamente convidado pela Irma Vanderléia , modeladora deste conceituado blog a qual todos vocês a conhecem. E honradamente aceitei a tal convite. Porem, árdua missão ela me incumbiu, ou seja, escrever num blog de caráter feminino para o publico masculino, e ai meus amados, eu vos confesso que tive que pedir ajuda não aos universitários, mas, sim, ao dono da universidade de todo o universo ao grande Deus, pois só ele me capacitaria a executar tão delicada missão, espere que os varões e principalmente as varoas aprovem tal empreitada realizada por um simples homem, porem como vocês, um servo do Deus altíssimo, que Deus abençoe a todos varões e varoas leitores e leitoras deste abençoado blog.

    ResponderExcluir
  4. Eis a questão, obedecer! Temos consciência que precisamos obedecer, para recebermos as bênçãos especiais, de nosso Sr Deus, mas queremos as bênçãos sem a obediência, e até há aqueles líderes que pregam bênção em abundância, sem no entanto, um comprometimento com o Sr Jesus. Se queremos verdadeiramente as bênçãos precisamos obedecer. Parabéns pelo post e que o Sr a abençoe. Um abraço em Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Paz Vanderleia.
    Amo essa passagem, primeiro por se tratar do conselho de um pai para seu filho, segundo porque ele diz 'Sê homem'. Pode até parecer um conselho engraçado, pois ser homem pode ser considerado algo que se aprende naturalmente, mas não é de ser homem apenas no sentido biológico da palavra que Davi está falando. Trata-se de ter caráter, valores morais, obediência a Deus. Davi sabia que para servir a Deus é preciso ser muito homem. Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  6. Temos que obedecer o que Deus nos manda fazer pela palavra, ele falou ide por tudo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura, esta palavras que escrevi serve para homens e mulheres. Deus lhe abençoe Vanderleia e ao irmao Eduardo que escreveu este texto.

    ResponderExcluir