sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Jó e as lágrimas






Vanderléia Silva para o blog: Cantinho Restaurado

Essa sem dúvida é uma das mais dolorosas experiências humanas.
A bíblia relata que Jó era uma homem perfeito, reto e temente a Deus e afasta-se do mal. Mas a palavra "perfeito" aqui não significa a perfeição sem pecado, mas sim perfeito em seus esforços em fazer tudo o que ele podia para agradar ao Senhor.
Jó era um dos homens mais ricos do Oriente, Deus o tinha abençoado.
Um certo dia, Satanás numa conversa com Deus insinua que o motivo de Jó era puramente egoísta. Ele deu a entender que Jó estava servindo ao Senhor, não apoiado em seu amor, mas pelo que ele alcança em benefício disso. Então Deus permite que Satanás lhe toque.
Então Jó perde tudo, suas riquezas e seus filhos.
Mas Jó faz algo quase impossível ao nosso entender, ele adora a Deus (1.20).
Este golpe seria o suficiente para matar qualquer homem, ainda, vemos aqui as profundezas da sua consagração por sua adoração a Deus, num momento tão terrível. Momentos como este, somente alguns adoram, enquanto que muitos tentam lançar a culpa em Deus.

Mas as coisas tendem a piorar.
Satanás volta diante de Deus, e a prova é aprofundada.
Outra vez o Senhor fixa os limite; a saúde de Jó pode ser afetada, e de uma maneira severa, mas Satanás não pode tirar sua vida. Tudo isto demonstra que Satanás só pode fazer o que o Senhor permite que ele faça ( com seus filhos de Deus).
Acredita-se que esta enfermidade era "elefantíase", que é uma forma de lepra ,não contagiosa porém muito dolorosa, pois resulta no aumento de inchaços ardentes e ulcerosos.
Eu particularmente não sei o quanto em tempo durou todo o sofrimento de Jó.
Imagino o quanto tenha chorado.
Então, o Senhor fala com Jó nó capítulo 38.
O Senhor lhe resistiu tudo.

Qual tem sido suas lutas?
Maiores que a de Jó?
Seja qual for, te aconselho a fazer como Jó, adorar e esperar o agir de Deus.

"Jó não simboliza um inconverso, e sim um homem convertido. Foi necessário que que um dos filhos de Deus fosse escolhido para esta prova; porque a mensagem do livro não é a conversão de um pecador, e sim a consagração de um santo. Deus usa Satanás,a calamidade e a enfermidade para moldar o caráter e fazer dos homens participantes da sua Santidade".

Um comentário:

  1. Muito boa a postagem Vanderleia, Jó foi um homem temente mesmo que a luta dele foi tremenda mas confiou em Deus, então nós devemos esperar em Deus e confiar nele que ele vai nos abençoar em dobro. Deus continue lhe usando cada dia mais Vanderleia.

    ResponderExcluir