segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Quando os mais próximos se afastam

Texto referencial: Jó 19.13-27


Se já não fosse ruim o bastante o fato de Jó ter perdido o que possuía, ele também precisou enfrentar a rejeição de todos aqueles que a quem estimava. Esta passagem é a lista de chamada de Jó de todas as  pessoas que se afastaram física e emocionalmente dele, como se suas calamidades fossem contagiosas. Ele não conseguiu receber uma resposta simpática sequer de um único parente, vizinho ou servo.

Até os membros sobreviventes de sua família o desprezaram: "Minha mulher acha repugnante o meu hálito" lamenta Jó. "Meus próprios irmãos têm nojo de mim" (19.17).  Ele ficou completamente sozinho em sua agonia.
Um dos benefícios de um bom casamento é a solidariedade  de duas pessoas contra o mundo. Há consolo em ser conhecido por completo e aceito sem reservas. Mas a esposa de Jó se afastou.

Surpreendentemente, a resposta de Jó a toda essa rejeição foi permanecer fiel a Deus. "Eu sei que meu Redentor vive",  diz ele (19.25). 
No final dessa passagem, Jó se concentra em ver Deus. Ele começa se sentindo abandonado, mas passa a falar sobre a fidelidade divina.

Como é difícil quando, no meio de circunstâncias dolorosas, aqueles que são mais chegados deixam de oferecer força e uma visão animadora. Mas, quando ninguém com parece ouvir ou se importar  com nossos apelos, ainda podemos dizer a Deus: "Eu o verei com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração" (19.27).

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de todo homem

3 comentários:

  1. Antes eu tinha uma visão do que aconteceu com Jó,hoje, Deus tem se revelado à nós e nos mostrado que houve,certamente, um motivo para que Deus permitisse tantas coisas ruins acontecerem com Jó.

    Ele se achava bom demais.

    E com respeito aos mais próximos se afastarem...
    Tem gente que não se afasta,o próprio Deus tira da nossos caminhos,da nossa vida.
    E você viu que coisa mais linda?
    Os amigos de Jó erraram com ele e sua mulher disse coisas horríveis contra Deus.Jó perdeu tudo o que tinha mas Deus lhe restituiu tudo que Satanás tinha tocado.Mas diante de tudo,Jó não trocou de esposa.
    Ele teve outros bens,filhos e certamente a sua posição diante de todos.Mas Deus não deixou que Satanás tocasse na sua esposa,tirando-lhe a vida,assim como aconteceu com seus filhos.
    Quantos homens quando se vêem em situação difícil não troca de esposa,muda de casa e abandona tudo?
    E mais...
    Diante de tantos sofrimentos, ela também poderia ter largado Jó,saído fora daquela situação.Quantas não agem assim?
    Tudo na história de Jó é muito lindo e nos traz grandes ensinamentos.

    Vanderleia,nem sei se Jó os estimava tanto assim;ele sim era estimados e respeitados por todos.Tanto que foi do que mais sentiu falta.

    Quando Deus tocou no ego de Jó,ele não resistiu e começou a se defender;coisa que Ele não havia feito nem com a morte dos filhos.

    Jesus é o Senhor!
    Abraços,abençoada!

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus que a biblia nos afirma que ainda nossos pais nos abandonem Ele não nos deixará! \o/

    ResponderExcluir