sábado, 6 de dezembro de 2014

Águas mais fundas

Depois disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar.
Ezequiel 47:1


ÁGUA NOS JOELHOS


É uma vida de oração.

“Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos;” (Ez. 47:4ª)
O anjo convida Ezequiel a continuar sua caminhada pelo rio e chegam a um ponto onde a água está á altura dos joelhos.
Água pelos joelhos representa a vida de oração.
Após nascer de novo e começar a caminhada de fé, torna-se necessário viver em oração como Jesus orientou.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mc. 14:38)

Infelizmente muitos cristãos param sua caminhada pelo Rio de Deus quando ainda estão com água cobrindo os pés e não estão dispostos a pagar o preço de oração por sua própria vida.

Para se aprofundar na vida cristã é preciso orar incessantemente.
“Orai sem cessar.” (I Ts. 5:17)

Se você quer crescer espiritualmente deve fazer propósitos de oração, jejum, vigílias, orar nas madrugadas, fazer campanhas e todas as maneiras orar até viver uma vida de joelhos diante do Senhor.

Você tem vivido em oração?
Faça um propósito de viver em oração diante do Senhor?


ÁGUA NOS LOMBOS

Um novo coração.

“Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos.” (Ez. 47:4b)
A caminhada de Ezequiel com o anjo continua e chegam a um ponto onde a água atinge seu lombo ou região do peito.
Água à altura do peito simboliza que o coração já transborda da presença de Deus.

Na verdade, quando nascemos de novo recebemos um novo coração, mas a transformação completa deste coração vem com a obra da santificação quando Deus renova o coração.
“Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne;” (Ez. 11:19)
Isso acontece quando as emoções são transformadas, as vontades da carne são substituídas pelo prazer espiritual de servir a Deus.
Do coração procedem as fontes da vida e ele transborda porque a boca fala do que o coração está cheio.
A maior prova de um coração dirigido por Deus é uma pessoa é capaz de perdoar os inimigos.
Seu coração já foi totalmente transformado por Deus?
Deixe o Espírito Santo direcionar suas vontades e emoções!


ACIMA DA CABEÇA

É guiado pelo Espírito Santo.

“Mediu ainda outros mil, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.” (Ez. 47:5)
A caminhada do profeta termina quando chega a um ponto do rio em que não dá pé mais para andar.
A água passa por cima de sua cabeça.
A correnteza é tão forte que nem consegue nadar. Se continuasse seria carregado pelo rio.
A correnteza forte da água acima da cabeça significa uma vida guiada pelo Espírito Santo de Deus.
Como o profeta não conseguiria caminhar mais com os pés nem mesmo nadar com suas forças, assim é a vida de quem é conduzido pelo Espírito.
“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Rm. 8:14)

Este nível do rio representa uma vida cheia do Espírito Santo que produz frutos e dons espirituais.

O batismo com o Espírito Santo e com fogo e a vida de testemunho do crente formam o carisma e o caráter de um verdadeiro cristão com a mente de Cristo, e sua cabeça está revestida com o capacete da salvação e sua inteligência dedicada às coisas de Deus.

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,” (II Co. 10:4-5)

Neste nível até mesmo as piores lembranças da vida da pessoa são saradas por Deus.
Sua mente já foi totalmente guiada por Deus?
Peça ao Espírito Santo para dominar seus pensamentos!
Cresça espiritualmente!


“Toda criatura vivente que vive em enxames viverá por onde quer que passe este rio, e haverá muitíssimo peixe, e, aonde chegarem estas águas, tornarão saudáveis as do mar, e tudo viverá por onde quer que passe este rio.” (Ez. 47:9)

Se compararmos nossa vida espiritual com este rio visto por Ezequiel perceberá qual nível já atingimos em nossa caminhada de fé.

Primeiro precisamos entregar nosso coração pra Jesus e deixar Deus fluir do altar de nosso coração [água do altar], depois é preciso dar os primeiros passos na caminhada de fé aprendendo a Palavra de Deus [água nos tornozelos].
Continuando é preciso viver uma vida de oração [água nos joelhos] até ter as emoções e vontades do coração direcionadas por Deus [água nos lombos] e então ser totalmente guiado pelo Espírito Santo de Deus [água acima da cabeça].
Quando isso acontece em nossa vida, Deus sara as águas do ‘mar morto’.

“Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar Morto, cujas águas ficarão saudáveis.” (Ez. 47:8)
Tudo em nossa vida desde a família até outras áreas do viver onde não houver vida, Deus irá restaurar e fazer dar frutos.
Esta vida frutífera é a vida em abundância que Deus tem para cada um de nós.
“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo. 10:10)
Não se contente apenas em ter aceitado Jesus um dia, continue sua caminhada de fé, procure ter uma vida de oração, deixe o Senhor converter suas vontades e emoções e busque os dons e frutos do Espírito Santo para sua vida.
Qual nível você está em sua caminhada de fé?
Se aprofunde a cada dia mais na presença do Senhor!

Pr. Alcir Marinho 

Um comentário:

  1. Paz Vanderléia!
    Muito bom esse estudo da palavra. Por isso gosto sempre de vir aqui.
    Quando quiser passa lá em nosso blog.
    www.palavradiariadevida.blogspot.com.br

    Ou www.webradiopalavradevida.blogspot.com.br

    Abraço

    ResponderExcluir