terça-feira, 26 de maio de 2015

Todo luto traz uma lição

 Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12



Uma das coisas mais difíceis da vida é conviver com a morte. Saber que as pessoas próximas, que enchem sua vida de brilho, uma hora vão partir é duro demais. Mas é uma realidade, um fato. É o tipo de coisa que sabemos que, mais dia, menos dia, vai acontecer. O pior é que a gente nunca parece conseguir processar a perda de uma pessoa querida.Nunca estamos prontos pra esse momento,(perdi minha sogra no domingo 24/05, era uma segunda mãe pra mim).
Não importa se ela passou anos lutando contra um câncer ou se morreu de repente. A despedida é igualmente dolorosa, dolorosa demais. 

O autor de Eclesiastes, conhecia talvez tenha vivido várias experiências com relação ao luto pois ele escreveu: Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração” (Eclesiastes 7:2)
Quando vamos a um aniversário, sempre escutamos os planos que o aniversariante fez pra aquele dia, os que ainda irá realizar. O foco são os planos que ele ainda deseja realizar?
E em um velório?

Veja o que aprendemos em um velório

1) Aprendemos a pensar sobre o fim desta vida. É comum fazer de tudo para adiar a morte. Procuramos conselhos médicos sobre alimentação, exercício e vitaminas. Ouvimos orientações sobre segurança no trânsito e no trabalho. Apoiamos esforços para reduzir a poluição do ar que respiramos e da água que bebemos. Não tenho nada contra tais medidas, mas não devemos nos enganar. Apesar de todos os nossos esforços para prolongar a vida, nenhuma pessoa que lê este artigo tem esperança realista de estar viva nesta terra daqui a cem anos. Muitos dos nossos corpos serão colocados em caixões bem antes de acabar este século. Seria tolice negar o inevitável, e pior ainda não se preparar para o fim que nos aguarda.
2) Crescemos em momentos de tristeza. Este autor continua: “Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração” (Eclesiastes 7:3). É bom se divertir com amigos, mas crescemos muito mais quando enfrentamos as dificuldades da vida. Não pensamos em lutar para vencer momentos de felicidade, mas precisamos reunir as nossas forças para superar as ocasiões tristes. Não percebemos o caráter na risada, e sim no choro.
3) Buscamos sabedoria na casa do luto. Fugir do luto ou negar sua mensagem real seria cauterizar a mente para não encarar o inevitável. Aquele que se acha invencível se engana para seu próprio dano. “O coração dos sábios está na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria” (Eclesiastes 7:4). O velório não é divertido, mas pode ser bem edificante quando nos mostramos dispostos a aprender suas lições!
4) É melhor terminar do que começar. “Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante” (Eclesiastes 7:8). Se chegarmos ao fim da vida em comunhão com Deus e com a expectativa de repousar eternamente na sua graça, realmente será melhor do que o começo da vida. Mas há outras aplicações deste princípio. É fácil planejar e projetar, mas nenhum trabalho compensa se não chegar à execução. Prêmios são reservados para aqueles que completam as corridas, diplomas para os alunos que terminam seus cursos, e a coroa da justiça está guardada para os discípulos fieis que completam sua carreira em Cristo (2 Timóteo 4:6-8).
5) Caminhamos para um destino final após a vida aqui. A perspectiva bíblica é linear e não circular. A vida aqui não é um de muitos ciclos num processo de reencarnação, como ensinam algumas religiões. A vida nesta terra encaminha para um destino. O apóstolo Paulo escreveu: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Coríntios 5:10). Paulo não falou de um efeito cumulativo depois de ocupar diversos corpos, mas de uma vida aqui em um só corpo antes de chegar ao julgamento final.
Seja sábio e aproveite esta vida, sua oportunidade única para se preparar para a eternidade!

11 comentários:

  1. Eu que o diga Vanderleia pois perdi meu esposo dia 4 de janeiro, e estou aprendendo e também sofrendo muito com isso.Porque nunca estamos preparado para esse dia , sigo em frente ocupo meu tempo na igreja .
    pois,ficou na minha responsabilidade,e a presença do Espirito Santo que tem me dado força.
    Lindo post; Deixo meu carinho e paz.
    http://ladymaregina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda perda dói, e somente o espírito Santo pra nos consolar, perdi minha sogra que era uma segunda mãe.
      Bjos no seu coração minha amada.

      Excluir
  2. Muito bom! Gostei muito e aprendi muito e me foi muito confortante e consolador mesmo porqueue a um pouco mais de uma semana foi o velório da minha avó que verdade era minha mãe ele que me criou muito obrigado por ser benção em minha vida através deste post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário, escrevi este post em ocorrência do falecimento de minha sogra, que era uma segunda mãe pra mim

      Excluir
  3. Que o Senhor Jesus, o filho do Deus Vivo continue abençoando este espaço e sua escritora com postagens maravilhosas. Fiquei contente com sua visita, e vim retribuir o incentivo.

    A paz do Senhor;

    Irmão João


    ResponderExcluir
  4. Num momento de luto analisamos nossa vida e refletimos no quanto podemos valorizar mais aqueles que estão conosco, pois quanto aquele que se foi, não há mais nada que possamos fazer, a não ser lembrar deles com carinho.
    E algo muito importante que devemos fazer enquanto ainda respiramos é nos lembrar do nosso Criador e valorizar tudo que Ele nos diz em Sua Palavra. "Pois hoje é o dia oportuno". (2 Coríntios 6:2)

    Forte abraço Van!

    ResponderExcluir
  5. É verdade minha amiga todas as pessoas passam por esse caminho, só que ninguém está preparado, mesmo os que tem esperança da eternidade com Jesus, parece que são partes de nós que se arrancam. Gostei da forma com expôs a mensagem e a abordou muito bem.
    Bjinho.
    António

    ResponderExcluir
  6. Paz de Cristo!
    Nossa, quão verdadeiro é o fato de tirarmos grandes aprendizados do luto. Perdi uma prima querida essa semana e desde então tenho refletido muito. Tenho pensado no quanto de tempo a gente perde planejando coisas para o futuro sem saber aproveitar o presente. Isso é na vdd uma tolice tão grande, pois não sabemos o momento da nossa partida dessa vida. Precisamos mesmo é valorizar as pessoas queridas, aproveitar os bons momentos e buscar a Deus enquanto estamos vivos pra que possamos estar prontos no momento de nos encontrarmos com Ele.
    Deus conforte seu coração e o de sua família.

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor irmã Vanderleia. Não tenho comentado muito neste espaço tão nobre para o nosso enlevo espiritual, mas saiba que sempre estou passando por aqui e me enriquecendo com suas postagens.
    Realmente a perda de uma pessoa querida é dolorosa demais. Perdi meu pai em 2013 em pleno dia das mães, foi muito abalador para toda a família, pedi minha avó em pleno natal de 2008, sem palavras... confesso que meus olhos se encharcam de lagrimas ao lembrar dos bons e amáveis conselhos de meu pai... dos carinhos e cuidados de minha avó.... oh glória!

    Deus é Poderoso e tudo está no Seu total controle!

    Que Deus te abençoe minha amiga em Cristo.
    abraço fraterno
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
  8. Perder um ente querido é como uma parte de nós que se vai. A dor é grande, as lembranças são muitas. Só o Senhor para confortar o coração daqueles que ficaram.

    ResponderExcluir